Nas primeiras horas desta quinta-feira, 16/10/2025, um grupo de produtores rurais de Itamaraju, Prado, Porto Seguro e Itabela, se reuniram na BR-101, próximo do Posto Santa Barbara, no distrito de Monte Pascoal em Itabela. para cobrar agilidade dos governos do estado e federal ações para evitar novas invasões de propriedade rural e no cumprimento de reintegração da áreas invadidas por supostos indígenas.
O clima que já era tenso entre produtores e supsotos indígenas na região sul do estado, piorou com a última invasão ocorrida no dia 07 de outubro de 2025 na propriedade seis irmãos que fica no interior de Porto Seguro, aonde o dono da propriedade foi baleado por supostos indígenas.
“A violência muitas vezes resulta em tragédias, precisamos discutir medidas para evitar invasões e o roubo de maquinário, animais e insumos”, pontuou um produtor Raul de Itamaraju. “O momento é de muita preocupação. Houve um avanço das invasões nos últimos anos”, completou o produtor.
O deputado Leandro de Jesus do (PL), fez questão de estar presente na mobilização desta quinta em Itabela, para ele a mobilização vai além de chamar a atenção das autoridades competentes, ele quer uma força tarefa de segurança estadual e federal para apurar as invasões de terra na região sul da Bahia.
“Temos que colocar na cadeia aqueles que ameaçam quem quer trabalhar. Hoje as pessoas invadem terra para mandar recado político” “Invadem não para produzir comida, mas para destruir quem produz”, ressaltou o deputado estadual, Leandro de Jesus,
"Alguns dos principais gargalos, de acordo com os advogados das causas sobre invasões, são a demora nos processos de reintegração e o déficit de efetivo policial, para o cumprimento das ações.
Para essa região foi designada uma força tarefa com integrantes da Força Nacional para conter a violência e evitar os conflitos agrários, momo assim, as invasões continuam sem ter nenhum processo de demarcação de áreas. Pior ainda, que essas invasões vem ocorrendo mesmo com a atuação da Força nacional e tem causado violência contra trabalhadores como ocorreu no último dia 07 de outubro no interior de Porto Seguro.
O produtor rural José Wilham Pancieri, de 43 anos, foi baleado durante uma invasão de sua propriedade denominada fazenda 6 irmãos, localizada no interior de Porto Seguro, no sul Bahia. Ele passou por um cirurgia para retirada de uma bala de pistola que ficou alojada no abdome.
O ato criminoso ocorreu na madrugada de terça feira, 07/10,2025, por volta das 12h30 a 1h da manhã. A vítima estava dormindo com sua esposa, dois filhos de 3 e 13 anos, quando um grupo de homens armados e encapuzados chegaram na propriedade que fica perto do povoado do Limoeiro e iniciaram uma sequência de disparos e palavras de ordem obrigando eles a saírem as presas da propriedade.
Durante a expulsão, eles não puderam retirar nem se quer as roupas e tiveram que sair com as mesmas roupas que estavam dormindo. A vítima mesmo sagrando e sentido muitas dores, foi obrigado a pular o portão da sua propriedade porque os invasores não permitiram que el abrissem o portão para sair.
Outro momento muito difícil para José Wiliam, foi pelo fato de sua mãe, uma idosa de 81 anos e com problemas de saúde ter ficado mantida refém, em um das casas da propriedade e só foi resgatada no dia seguinte. Maria Lourdes Bortali Pancieri, ficou em cárcere privado.
Durante a invasão, os homens também teriam destruído câmeras de segurança e levado celulares das vítimas deixando todos em comunicável. A casa ficou destruída por dezenas de tiros e tudo que tinha na propriedade foi roubado.
Essa situação revoltou ainda mais os produtores rurais da região sul do estado que cobram um posição firme do governo. O movimento de hoje cominou com o fechamento da BR-101, com critérios de pare e siga para evitar grande congestionamento.