
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Graco, que investiga possíveis desvios de recursos públicos relacionados à contratação de uma empresa responsável por apresentações musicais financiadas com verbas federais. O caso envolve o município de Sena Madureira, no Acre.
O deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil) é o principal alvo da operação. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no apartamento funcional do parlamentar, em Brasília, além de outros endereços ligados a ele em Rio Branco (AC).
De acordo com informações do G1, as investigações apuram supostas irregularidades na contratação de shows musicais custeados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira, ocorridas em setembro de 2024.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de desvio de aproximadamente R$ 912 mil, oriundos de emendas parlamentares conhecidas como “emendas PIX” — modalidade que permite a transferência direta de recursos da União a estados e municípios, sem a exigência de prestação de contas prévia.
Ao todo, foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a serem cumpridos no Acre e no Distrito Federal.