
A natureza deu um verdadeiro espetáculo no último sábado (4), na praia de Pitangueira, próxima ao centro de Porto Seguro, com o nascimento de filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie ameaçada de extinção.
O momento foi acompanhado por tartarugueiros e visitantes, que presenciaram a eclosão de 109 filhotes. Devido à influência da fotopoluição — que pode desorientar os animais —, foi necessário auxiliar na condução das tartarugas até o mar.
Do total de ovos do ninho, 34 não eclodiram, além do registro de um filhote natimorto ainda na casca. Os dados são considerados importantes para o monitoramento técnico da espécie. “A ação reforça a relevância do acompanhamento contínuo e do manejo adequado para a conservação dessas tartarugas, além dos esforços para reduzir ameaças como a fotopoluição”, destacou a bióloga da Semac, Aluane Ferreira.
Já no domingo (5), um novo registro positivo foi feito na praia de Ponta Grande, no Litoral Norte. Ao todo, 132 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram no local. Embora a eclosão tenha ocorrido no dia anterior, o ninho foi contabilizado apenas na segunda-feira (6), ampliando os indicadores positivos da temporada.
O trabalho de monitoramento é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac), com apoio de voluntários e do Projeto TAMAR, referência nacional na preservação das tartarugas marinhas. A iniciativa reforça o compromisso com a biodiversidade e a educação ambiental na região.