Descaso da regulação na Bahia: Hoje completa sete dias que uma Idosa aguarda por cirurgia no fêmur no hospital de Itabela. O estado de saúde dela segundo familiares vem se agravando a cada dia.

Giro de Noticias - 28/05/2023 - 20:00


Uma Idosa de 81 anos, moradora do distrito de Monte Pascoal, em Itabela, aguarda a 7 dias por uma vaga em um hospital de referência para realizar uma cirurgia para tratar fratura no fêmur. Ela chegou no hospital municipal Frei Ricardo de Itabela por volta das 18h30m, da última segunda-feira 22/05, aonde continua internada em estado grave.

Jacinta Alves de Souza, 81 anos, completou uma semana internada e inserida na Central Estadual de Regulação do Estado da Bahia, (SUREM) sob o código de ocorrência nº 3660668, mas não tem encontrado vaga disponível em hospital de referência para os cuidados da paciente.

Segundo um neto da idosa, Henrique Souza Amorim, a lesão foi próxima à região do quadril, causando dores constantes e o impossibilitando de se locomover. Ele contou a reportagem na manhã deste domingo 28/05/2023, que a paciente está com muitas dores e demostra debilitação em seu estado de saúde.

Preocupado com a demora na transferência da paciente, familiares pede a ajuda de quem puder ajudar encontrar uma vaga em um hospital de referência para fazer a cirurgia. “Estamos desesperados com a situação que está a minha avó Jacinta Alves de Souza, hoje está fazendo 7 dias que ela está no hospital e não encontra essa vaga para leva-la,” desabafa o neto da idosa.

Segundo o neto da paciente, ele chegou a manter contato com o diretor do Hospital Regional de Eunápolis, Lucio França, para que possa ajudar a transferir a idosa e realizar a cirurgia. 

A reportagem do giro de notícias falou por telefone com o diretor do Hospital Frei Ricardo de Itabela, Dr. Júlio Cesar. Ele disse que ela está regulada no sistema de regulação do estado aguardando vaga. Ainda de acordo com o médico, a cirurgia dela não é tão complicada e pode ser feita em vários hospitais da Bahia.

O artigo 196 da Constituição da República de 1988 assegura que a saúde é direito de todos e dever do Estado como um todo, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O artigo 2º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, decreta que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Mas, nem sempre é assim, no sul da Bahaia, muitos pacientes aguardam dias e até meses na fila de espera do sistema de regulação do estado (Surem) por uma vaga em hospitais de referência. Outros nem chegam a ser transferida e morrem antes de conseguir a vaga. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



A SECRETÁRIA FEZ UMA MANSÃO AQUI EM ITABELA MAIS DE HUM MILHÃO DE REAIS
Morador

A SAÚDE DE ITABELA SO TEM PORQUEIRA NA ADMINISTRAÇÃO O CHEFE É TODOS SABE QUEM É, FORA LUCIANO
Morador