
A situação específica, foi que um advogado foi vítima de um falso advogado que criou decisões falsas a vários clientes e entre estes está o senhor, Josimar Siquara, dando contas que ele havia ganhado uma decisão contra, Osvaldo Borges de Menezes Neto, que atua como Guarda Municipal em Itabela, ao pagamento de R$ 95.174,00.
Essa decisão foi enviada a alguns meios de comunicação, entre estes está o Giro de Notícias, que após checar a veracidade da matéria com o senhor, Josemar, a matéria foi publicada e ocultada horas após ao sair a confirmação que a decisão era fruto de um falso advogado.
A notícia chegou através do Whatsapp do Giro de Notícias, encaminhada por uma pessoa ligada a Josemar Siquara, identificada por Cesar, a redação entrou em contado com o senhor Josemar Siquara que confirmou a veracidade da notícia e autorizou a publicação.
O Advogado Dr. Marcos Catelan com registro na OAB/BA, nº 58.566, que estava em vigem, entrou em contato com os senhor Josemar Siquara, manifestando que havia sido vítima de um falso advogado e várias sentenças teriam sido encaminhadas aos seus clientes com decisão falsas. O advogado, Dr. Marcos emitiu uma nota sobre a falsificação das decisões e encaminhou aos seus clientes dando explicações do ocorrido.
Vejam a Nota

📰 NOTA DE ESCLARECIMENTO
O site Giro de Notícias vem, por meio desta, esclarecer ao público e aos leitores que a matéria publicada recentemente, que mencionava o senhor Osvaldo Borges de Menezes Neto e tratava de uma suposta condenação judicial com indenização no valor de R$ 95 mil, teve como base informações inicialmente confirmadas pelo senhor Josemar Marinho Siquara, que acreditava na veracidade do documento apresentado por ter sido enviada como se fosse seu advogado.
Após novas apurações, foi constatado que o referido documento — um suposto “Alvará de Liberação de Pagamento” — é falso, conforme declaração oficial do advogado Mário Marcos Catelan (OAB/BA nº 58.566), que informou a existência de um golpe praticado com o uso indevido de nomes, assinaturas e símbolos oficiais.
O Giro de Notícias esclarece que tanto o senhor Josemar Marinho Siquara quanto o senhor Osvaldo Borges de Menezes Neto foram vítimas da situação, e reforça que em momento algum houve intenção de causar danos à imagem de qualquer das partes envolvidas.
Diante do ocorrido, reiteramos nosso compromisso com a verdade e a ética jornalística, informando que a matéria original foi retirada do ar assim que o caso foi devidamente esclarecido.
Pedimos desculpas públicas ao senhor Osvaldo Borges de Menezes Neto e reafirmamos nosso empenho em apurar os fatos com responsabilidade, para evitar que situações semelhantes se repitam.
Logo após os esclarecimentos do Advogado Dr. Marcos Catelan, a redação do Giro de Notícias ocultou a matéria e publicou uma nota de esclarecimento que a notícia contra Neto sobre a decisão de sentença contra ele não é verdadeira.
Redação – Giro de Notícias deixa o espaço aberto para que o senhor Osvaldo Borges de Menezes Neto possa se manifestar sobre o ocorrido.
Itabela (BA), 7 de novembro de 2025.