Tarcísio, Zema e Caiado culpam Lula por taxa extra de Trump de 50% sobre produtos brasileiros.

Giro de Noticias - 10/07/2025 - 11:06


Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO) atribuíram diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade pela decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada por Donald Trump na quarta (9), gerou forte repercussão política no Brasil e acirrou os ânimos entre governistas e oposição.

A carta enviada por Trump ao governo brasileiro, na qual defende o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi lida como um gesto simbólico de alinhamento com o campo político da direita no Brasil. Além do fato de Tarcísio, Zema e Caiado serem cotados como possíveis candidatos à presidência em 2026.

Tarcísio de Freitas é apoiador de Trump e, em janeiro, publicou um vídeo em que utilizava o tradicional boné vermelho do movimento “Make America Great Again”. Apontado como possível principal oponente de Lula em 2026, o governador de São Paulo reforçou seu oposicionismo ao governo federal.

A crítica de Tarcísio a Lula foi a mais incisiva, em que atribuiu um caráter ideológico ao governo que resultou na sobretaxa imposta por Trump.

“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, afirmou Tarcísio em suas redes sociais.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/