Na tarde desta sexta-feira (03/10), o 28º Batalhão de Polícia Militar realizou a substituição da viatura do 4º pelotão de polícia militar de Itabela. A viatura usada foi levada e em seu lugar ficou uma nova viatura modelo Renault Duster.
Segundo as informações, o 28º BPM recebeu 07 novas viaturas do estado para substituir as viaturas nas cidades de Itabela, Itagimirim, Itapebi e Guaratinga. As outras três são para a cidade de Eunápolis.
No caso de Itabela foi substituída uma viatura Caminhonete Traçada 4×4, por uma viatura modelo Renault Duster. Diferente de Itabela, as cidade de Itagimirim, Itapebi e Guaratinga, as viaturas antigas foram substituídas por viaturas S10 traçadas.
A substituição de um veículo potente por um veículo com menor desempenho pode interferir no trabalho da polícia, onde a PM atende muitas ocorrências em áreas rurais de estradas de chão, o veículo citado não tem os mesmos desempenho da viatura anterior.
As viaturas da Polícia Militar, entregues hoje nas cidades de Itabela, Itagimirim, Itapebi e Guaratinga, chegaram com o objetivo de aumentar o nível de operacionalidade da tropa, certo? Errado! Na verdade, elas substituíram as antigas, conforme o que ocorreu em Itabela.
Anda tem um porém: mesmo que a SSP realmente colocasse viaturas a mais, estes veículos não sairiam das bases porque não há efetivo. Ou seja, o que a Secretaria de Segurança Pública fez foi apenas trocar seis por meia dúzia.
A entrega do veículo ocorreu na sede do 4º pelotão de Itabela, na tarde desta sexta-feira, 03/10. A reportagem não conseguiu falar com o Comando Gral da PM da região e deixa o espaço aberto para que possa esclarecer a mudança da viatura possivelmente incompatível com a realidade do município.